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CADASTRO
Informações adicionais ao cadastro de empresa
- CADASTRO -> EMPRESAS/UNIDADES
- Foi adicionado ao cadastro de empresa os seguintes campos:
- E-mail: Campo não obrigatório onde o usuário informará o e-mail da empresa com o
propósito de agregar informação ao endereço da empresa.
- Dados Adicionais:
- Contato: Campo não obrigatório onde o usuário cadastrará informações relacionadas
ao contato com a empresa, como por exemplo: telefone, celular, endereço, contato,
etc. Estas informações serão cadastradas como texto livre, ou seja, texto com até
2000 caracteres.
- Observações: Campo não obrigatório onde o usuário cadastrará informações diversas.
Assim como o "Contato", este campo será cadastrado como texto livre.
- Histórico: Campo não obrigatório onde o usuário cadastrará informações
relacionadas à contratação de retorno. Este campo também será cadastrado como
texto livre.
Customização Cadastro de Clientes/Associados
- Cadastro -> Clientes / Pessoas(1):
- No cadastro de clientes/associados foi incluída uma nova aba com nome "Características
do Negócio".
- Nos parâmetros do módulo cadastro foi criado um parâmetro com nome "Obriga Cadastro
Característica de Negócio" que definirá a obrigatoriedade dos campos criados na aba
"Características do Negócio".
Histórico do Contrato de Crédito Rotativo
- Cadastro -> Clientes/Pessoas(1) -> Pessoais -> Contrato de Crédito Rotativo:
- Foi criada uma aba com o nome "Histórico" para apresentar o histórico das alterações
feitas no contrato rotativo.
Customização cadastro de Setor
- Empresas/Unidades(2) -> Cadastro de Setor:
- No cadastro de setor foi incluído o campo CNPJ.
CONTÁBIL
Natureza da Operação na Linha de Crédito
- CONTÁBIL -> ROTINAS DO BACEN -> GRAVAR DISCO (COS3020 - COS3026 - COS3030) - (3019)
- Foi criado o campo "Natureza da Operação" no grupo "Sistema de Informações de
Crédito" (aba "Bacen") no cadastro de Linhas de Crédito (módulo Empréstimo) e no
cadastro de Linhas de Desconto (módulo Desconto).
- A geração dos arquivos COS3020 e COS3030 considerará tal configuração no fornecimento
das informações.
SPED Contábil - Demonstrações Contábeis
- INTEGRAÇÃO -> LAYOUT PADRÃO -> GERAÇÃO SPED CONTÁBIL (35043)
- As demonstrações contábeis do Bloco J foram acrescentadas ao SPED contábil. Balanço
Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício serão baseados nos relatórios do
FacCred: Balanço Patrimonial (3027) e Documento nº 8 (3016), respectivamente - ambos
do módulo Contábil.
Informações adicionais aos dados de empresa
- CADASTRO -> DADOS DA EMPRESA (3007)
- RELATÓRIOS -> DIÁRIO OFICIAL (ENCADERNAÇÃO) (3031)
Realizadas as seguintes alterações no módulo Contábil:
- Dados da Empresa/Cooperativa(3007)
- Alteração das etiquetas:
- "Reg. Na Junta" para "Nº"
- "Data do Registro na Junta" para "Data"
- Inclusão do campo Órgão, campo para somente leitura responsável por armazenar o
nome do órgão de registro da empresa. Este campo é de uso restrito da Fácil
Informática e, por padrão, virá preenchido com "Junta Comercial";
- Diário Oficial (Encadernação)(3031)
- Alterações na nota:
- O texto fixo "Junta Comercial" será substituído pelo valor atribuído ao
parâmetro Órgão.
- O texto fixo "NIRE Nº" será substituído por "s/nº" quando o tipo da empresa for
OSCIP. Para as demais empresas, continuará como "NIRE Nº".
EMPRÉSTIMO
Contratos SAA - valor para antecipação do principal
- EMPRÉSTIMO -> ROTINAS -> CADASTRO DE PROPOSTAS (2001) -> ALTERAÇÕES ->
VALOR PARA ANTECIPAÇÃO DO PRINCIPAL
- Criada nova funcionalidade para propostas do Sistema Americano de Amortização.
Disponível para as propostas com apenas 1 parcela para amortização do principal.
O operador informará a data para cálculo (maior que o mês/ano SAA e menor que o
vencimento inicial do contrato) e o sistema retornará o valor necessário para
antecipação do principal.
Novo débito - preenchimento manual de Data para Lançamento
- EMPRÉSTIMO -> CONSULTAS/ALTERAÇÕES -> LANÇAR ESTORNO / NOVO DÉBITO (2012)
- Sempre que for escolhida a opção Novo Débito, o sistema limpará o campo Data para
Lançamento, obrigando seu preenchimento manual e evitando erros operacionais.
Customização Cadastro de Propostas
- Tabelas / Configurações -> Linhas de Crédito(2036):
- Rotinas -> Cadastro de Propostas(2001):
- Foi criado no cadastro de linha de crédito o campo classificação de crédito com as
mesmas opções hoje existentes no cadastro de proposta, mais a opção "Nenhuma".
- Este campo foi criado no cadastro de linha de crédito com o objetivo de definir o
valor padrão do campo classificação de crédito nas propostas de empréstimos.
- Definindo este campo como "Nenhuma" para alguma linha de crédito, o campo
classificação de crédito no cadastro de proposta de empréstimo, por padrão, aparecerá
sem preenchimento, mas o sistema não permitirá o cadastro de uma proposta com este
campo sem preenchimento.
Opção de Cancelamento das Contas Para Contabilização na Liberação.
- Tabelas/Configuração -> Contas Para Contabilização na Liberação(2042):
- Foi criada no cadastro de contas para liberação a opção de cancelamento de conta.
Quando uma determinada conta for cancelada, esta não aparecerá no cadastro de
propostas, mas deverá continuar a aparecer no relatório de empréstimos liberados(2022)
e na liberação de empréstimos(2003).
- Foi customizada também no cadastro de contas para liberação a opção de exclusão de
conta. Uma determinada conta somente poderá ser excluída se a mesma ainda não foi
utilizada.
Inclusão de Nova Opção de Filtro
- Rotinas -> Liberação de Empréstimos(2003):
- Na rotina de liberação de empréstimos foi incluída a opção de filtro "Sem Análise" no
filtro "Situação Mod. Análise de Crédito" para filtrar as propostas que não possuem
nenhum registro de análise de crédito.
RELATÓRIOS
Customizações para Impedir Exibição de Dados dos Clientes de Outros agentes
- Empréstimos -> Contratos Inadimplentes(8045):
- Relatório foi customizado para considerar o parâmetro de empréstimo "Impedir a
exibição dos dados dos clientes de outros agentes de crédito".
- Quando este parâmetro estiver marcado como "SIM" este relatório não apresentará o
filtro de agente de operação(credenciado) e filtrará apenas as operações do agente de
crédito logado no sistema.
ANÁLISE DE CRÉDITO
Inclusão de Diversos Filtros
- Operação -> Manutenção de Análise de Crédito(33002):
- Foram criados na opção citada acima os seguintes filtros:
- Filtro Agente de Crédito: Filtro verificará se existe alguma análise de crédito
vinculada à propostas ou contratos(empréstimo ou desconto) cujo agente é o
selecionado. Este filtro só funcionará corretamente em conjunto com o filtro
tipo de operação empréstimos ou desconto.
- Filtro Login: Filtro verificará quais análises de crédito foram alteradas pela
última vez pelo LOGIN do usuário selecionado.
- Filtro Nível Login: Filtro verificará quais análises de crédito foram alteradas pela
última vez pelo nível do LOGIN do usuário selecionado.
- Filtro data de deferimento foi alterado e passará a chamar data última alteração e
vai selecionar as análises cuja última alteração esteja no intervalo filtrado.
- Filtro por tipo de análise (empréstimo, desconto, contrato rotativo, nenhum ).
- Opção de ordenação por data de cadastro da análise, data da última alteração da
análise, conta do cliente/associado e agente de crédito da operação vinculada
(empréstimo ou desconto). Ordenação por agente somente será possível para tipo de
operação empréstimos e descontos.
- Filtro para análises cujo campo observação estiver preenchido.
- Filtro para PROPOSTAS DEFERIDAS E NÃO LIBERADAS com período de deferimento. Este
filtro retornará no GRID as propostas deferidas no Análise de crédito e que não
foram liberadas no empréstimo. Este filtro somente funcionará corretamente nas
páginas todas e deferidas. Outro item a ser observado é o tipo de operação que não
deve ser diferente de empréstimos.
- Filtro Motivo de Indeferimento. Para criação deste filtro foi necessário criar o
cadastro de "Motivos de Indeferimento" no módulo de crédito. Já com os motivos de
indeferimento cadastrados, o usuário poderá ao indeferir uma proposta, selecionar o
motivo para posteriormente filtrar as propostas pelo motivo.
Customização Relatório Análise de Crédito
- Operação -> Manutenção de Análises de Crédito(33002) -> Imprimir Grid:
- No relatório de impressão das análises do Grid as seguintes colunas foram incluídas:
Data Cadastro, Data Situação, Situação, Motivo e Agente de Crédito.
- Também foram incluídos os seguintes sumários: Quantidade total propostas, total
propostas deferidas, total propostas indeferidas e total de propostas não iniciadas e
a porcentagem que cada um desses totais representa em relação ao total de propostas.
ATENDIMENTO
Apresentação de Consultas Realizadas ao SPC para Avalistas
- Atendimento -> Atendimento(13001):
- Foi criada dentro da guia SPC uma nova guia para apresentar as consultas realizadas ao
SPC para os avalistas das operações que estão em andamento.
DESCONTO
Reemissão de boletos para duplicatas
- DESCONTO -> ROTINAS DO SISTEMA -> CONTROLE DE DUPLICATAS (9021)
- Disponibilizada a função de reemissão de boletos para duplicatas em aberto.
Obs.: A reemissão dos boletos será comandada pelo banco conveniado.
CONVÊNIO
Inclusão de Filtro por Data da Compra
- Convênios -> Movimentos(32003):
- Foi incluída na rotina citada acima a opção de filtro por data da compra.
INADIMPLÊNCIA
Customizações Relatório de Ocorrências SPC
- Rotinas -> Cobranças em Andamento e Encerradas(34002) -> SPC -> Relatório de
Ocorrências SPC:
- Foi incluído no relatório a opção de filtro por remessa e a ordenação por conta, nome
ou contrato.
Arquivo de conciliação SPC x FacCred
- INADIMPLÊNCIA -> ROTINAS -> COBRANÇAS EM ANDAMENTO E ENCERRADAS (34002) ->
EXPORTAÇÃO/LEITURA ARQUIVO SPC -> ARQUIVO DE CONCILIAÇÃO
- Criadas as seguintes possibilidades de ordenação do relatório de conciliação:
Contrato, Nome e Conta.
FACWEB
Simulação de empréstimo a partir do valor da parcela
- FACWEB -> SIMULAÇÃO DE EMPRÉSTIMO
- Criada nova funcionalidade na simulação de empréstimo, a partir da qual é possível
informar o valor da parcela ou o valor líquido do contrato (padrão). Ao informar o
valor da parcela, o sistema internamente encontrará o valor líquido necessário para
que o contrato seja gerado com a parcela informada.
CAIXA
Melhorias na Contabilização de Caixa
- UTILITÁRIOS -> CONTABILIZAÇÃO DE CAIXA (10029)
- O sistema exibirá acima do "Dia para Contabilização" o campo "Último dia
contabilizado" (informativo). Será permitida a contabilização apenas de data do mês do
último dia contabilizado, ou do mês seguinte, caso o último dia contabilizado seja o
último dia do mês.
Amortização de contratos pelo Caixa
- LANÇAMENTOS EM CAIXA (100005) -> CÓDIGO DE LANÇAMENTO 2022
- Foi criado o código de lançamento 2022 - Amortização de Contrato. Este código
permitirá a realização de amortizações de contratos através do módulo Caixa.
CONTROLE DE CHEQUES
Data de Cadastro do Cheque
- Com o propósito de aprimorar a gestão de cheques, criou-se o campo "Cadastro".
- O novo campo, de preenchimento obrigatório, é responsável por armazenar a data de
cadastro do cheque no sistema FacCred. Por padrão, será preenchido com a data do banco
de dados.
- "Cadastro" encontra-se disponível na grade principal do módulo Controle de Cheques e,
para auxílio na localização dos cheques, foi implementado o filtro "Data de Cadastro",
onde o usuário poderá informar um período de data inicial e final. O filtro poderá ser
considerado ou não e, por padrão, virá desmarcado.
- Observações:
- A coluna "Cadastro" ficará posicionada na grade principal após a coluna "Data
Canc.";
- A data de cadastro será alterada juntamente com os demais dados do cheque - botão
Alterar -> Dados (Cheque Posicionado) - e não haverá consistências para sua
alteração;
- Ao inserir lançamentos em série a data de cadastro será sempre a data do banco de
dados.
Parcelas
- Pensando em aprimorar a gestão de cheques, adicionou-se ao relatório de Relação de
Cheques - chamado através do botão "Imprimir" -> "Relação de Cheques" da tela
principal do módulo Controle de Cheques - a coluna "Parcela".
- A nova coluna é responsável por apresentar o número da parcela vinculada ao cheque.
- Vale Ressaltar que as opções de filtragem selecionadas serão impressas no cabeçalho do
relatório de Relação de Cheques.
Gerar Arquivo de Custódia
- Adicionada ao módulo Controle de Cheque a chamada para a rotina "Gerar Arquivo
Custódia". A nova chamada está disponível através do botão Rotinas -> Gerar Arquivo
Custódia.
- A rotina é a mesma utilizada na tela Controle de Cheques(9003) do módulo Desconto de
Títulos, porém com o código de convênio diferente.
- Lembrando que a rotina "Gerar Arquivo Custódia" foi implementada segundo o leiaute
Depósito/Custódia de Cheques do Banco do Brasil:
http://www14.bancobrasil.com.br/office/plugins/chq/Leiaute/CHQ_LayOuts.htm
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